top of page
Search

Como conquistar sua independência financeira e ter liberdade.


Porque a independência financeira é importante e como que pode gerar liberdade geográfica.



Ter independência financeira é poder levar o estilo de vida que você adora sem passar preocupações com falta de dinheiro.



Dica número 1: Sabedoria


Não podemos estar bem apenas financeiramente. Estudos comprovam que quem vive bem dentro destes 5 parâmetros têm uma probabilidade maior de ficar bem financeiramente.


Religiosamente: Sua fé e crença influencia no comportamento pessoal e o comportamento pessoal influencia bastante em termos de economias.


Saúde: Sim, saúde é um incrível fator de enriquecimento. Quando não temos saúde, possivelmente nosso ânimo, motivação, e desejos serão afetados. “Steve Jobs (criador da Apple) disse que daria tudo para ter mais tempo de vida” Saúde é mais importante que dinheiro!


Amorosamente: Novamente, outro fator que influencia muito comportamento e decisões financeiras até. É muito importante estar bem amorosamente até para uma melhor saúde mental.


Amizades: Estudos comprovam que somos a média das cinco pessoas com quem passamos tempos juntos.


Financeiramente: Se torna bem mais complicado conseguir independência financeira quando não estamos em boa sintonia com estes 5 parâmetros. Com esta informação é possível notar como que um influencia o outro.



Dica número 2: Ajustes


Desenvolver o hábito de economizar sempre que puder. Economizar leva prática, paciência e tempo porque devemos mudar nosso comportamento. Sabendo que existe correlação entre a quantia de dinheiro na conta bancária e nossos hábitos diários, podemos fazer os ajustes necessários.


Dica número 3: Aplicar


Quando aplicamos multiplicamos! É muito importante aplicar economias de forma inteligente e segura com intuito de produzir uma renda adicional. Quando se trata de aplicar economias o importante não é quantidade disponível que será aplicada, mas sim o hábito em investir suas economias de forma segura. Vale a pena lembrar novamente que segurar é mais importante que arriscar muito e perder tudo. Quem perde pouco acumula mais com o passar do tempo e com juros compostos. Não perca mais tempo e comece o quanto antes porque o valor futuro do dinheiro não pode e nem deve ser desperdiçado. Ps. você trabalha em média oito horas por dia mas seus investimentos podem trabalhar 24 horas por dia de domingo a domingo o ano todo.


Dica número 4: Controle Financeiro


Desenvolva o hábito de praticar controlar o controlável. Não perca tempo com situações que estão fora do seu controle e foque no que se pode controlar. CORTE AO MÁXIMO O QUE FOR DESNECESSÁRIO:


  • Gastos desnecessários

  • Energia desnecessária

  • Emoções desnecessária

  • Perda de tempo

  • Tudo que for futile

  • Se não te faz falta nao compre

  • Evite sair para comprar


Quando o óbvio começa fazer sentido:


  • Quem sai mais gasta mais

  • Quem vai ao supermercado mais vezes na semana acaba gastando mais

  • Quem acredita que precisa de muito acaba gastando muito

  • Faça uma lista antes de ir ao supermercado consistente de itens importantes e necessários.

  • Mantenha record de tudo


Dica número 5: Cortar todos os gastos desnecessários


Quando discutimos controle financeiro nos referimos em ter controle do que sai da conta bancária constantemente. Um bom exercício a ser praticado em saber o que pode ser cortado do seu orçamento mensal e:


  1. No primeiro dia do mês comprei um pequeno caderno de anotações mantendo acessível o tempo todo.

  2. Anote tudo que você comprar no decorrer do mês. Independente do preço, o que for que seja anote. Mesmo que seja uma balinha é necessário anotar

  3. No final do mês, leia suas anotações cuidadosamente, analisando tudo que pode ser cortado desta lista de gastos mensal.

  4. No final do mês você vai ver que um grande percentual destes gastos podem ser cortados sem alterar absolutamente nada no seu dia a dia.

  5. Repita este exercício no mês seguinte e depois de 2 meses verás que você não precisa gastar tanto para sobreviver.





Dica número 6: Pagamentos de dívidas


Para obter liberdade financeira é preciso não ter dívidas ou ter uma renda maior que as obrigações financeiras mensalmente.


  • Comece a pagar as contas que têm a maior taxa de juros primeiro. Todo dinheiro extra que entrar e sobrar use para pagar o mais rápido possível contas tais como: cartão de crédito, limite de cheque especial, dívidas com alto percentual de juros…

  • Conforme as dívidas vão sendo pagas e quitadas não faça novas dívidas

  • Terminou uma dívida, então comece a utilizar esta renda extra para quitar outras dívidas.

  • Quem paga juros se tornaram escravos do emprestador


Utilize este método de eliminação de dívidas até que todas as dívidas sejam quitadas. Conforme as dívidas são amortizadas sobrará mais dinheiro para você investir.


Dica número 7: Se pague primeiro!


Comece a pagar primeiro, sempre! De acordo com Arkad, “o homem mais rico da Babilônia". 10% de tudo que você ganha deve ser seu para você guardar. Este é um excelente percentual para começar simplesmente porque você não irá sentir nenhum impacto começando com apenas 10% da sua renda. No caso, retire os seus 10% e ainda terá 90% para manter suas obrigações. Não parece muito, mas com o passar dos tempos estes 10% se acumularam rapidamente e você vai se sentir melhor.


Dica número 8: Economize Para Uma Emergência


Em um cenário perfeito é recomendável ter no mínimo um valor que dê para sobreviver 3 meses sem trabalhar. Calcule quanto é preciso ter mensal para cumprir com todas suas obrigações e economize 3 vezes este valor. Recomendo investir suas economias de emergência em um veículo de investimento que tenha liquidez rápida e sem penalidade de saque. Não entre em contrato que tenha penalidade se precisar em caso precise usar estas economias.




Dica número 9: Paciência e Disciplina


Disse o sábio que,”paciência e disciplina são as mães da riqueza”.


Tenha paciência e seja cauteloso nesta nova jornada que você acaba de começar. Lembre-se, que cautela e sabedoria são fatores de riqueza quando implementados com cuidado. Inicialmente, não retire mais que o necessário para começar a implementar estas mudanças. O mais importante para seguir será esta nova mentalidade que com constância vai te levar a riqueza. Com passar dos tempos seguindo este processo logo começará a notar o poder dos juros compostos trabalhando para você.


Dica número 10: Aumente seu conhecimento Financeiro


Começamos com a seguinte pergunta: Conhecimento financeiro vem de riqueza, ou é a riqueza que vem do conhecimento financeiro?


Quanto maior for seu conhecimento financeiro, com maior facilidade você poderá navegar pelo mundo das finanças! É bom lembrar que vivemos numa época em que os sistemas financeiros existentes foram criados para gerar riquezas para grandes entidades tais como bancos, fundos econômicos e por aí segue…


O tamanho do seu conhecimento facilitará imensamente este percurso e também automaticamente lhe ajudará a economizar. Será muito mais difícil evitar perigos desconhecidos, e por isto recomendamos que você volte sempre aqui para adquirir o conhecimento necessário.











Atenciosamente



_________

ObaLink


17 views0 comments

Comments


bottom of page